28 de jul de 20193 min

5 perguntas básicas para fazer antes de contratar o fotógrafo para o seu casamento.

Atualizado: 27 de mar de 2020

Hoje separei 5 perguntas para você fazer antes de contratar o fotógrafo do casamento.
 

Eu sei que a organização de um casamento é uma correria total, mas nem por isso devemos fazer tudo na pressa. Analisar o que você está contratando em um serviço e fazer as perguntas certas é de extrema importância para não se arrepender depois, e na contratação de um fotógrafo não é diferente.

Por isso selecionei 5 perguntas básicas para fazer antes de contratar o seu fotógrafo de casamento.
 

1 - Como é feito a segurança dos arquivos digitais?
 
Um dos itens mais importantes e que muita gente nem imagina na hora de perguntar para um fotógrafo é: Como você guarda os arquivos com segurança ao sair do casamento? E depois? Como é feito o backup dos arquivos?
 

 
Conheço algumas histórias de fotógrafos que já foram roubados na saída de casamentos e perderam todas as fotos, outros perderam HD com os arquivos, enfim, tem história de todo tipo que você nem imagina. Mas um dos métodos mais seguros é não guardar os cartões de memória na bolsa dos equipamentos no final do evento por exemplo. Pois, caso aconteça algum roubo, os ladrões vão levar os equipamentos, o carro, todos os bens materiais, mas os cartões de memória, que são o bem mais valioso do casamento, estarão guardados com o fotógrafo, a probabilidade dos ladrões levarem os cartões de memória existem, mas a probabilidade é bem menor.
 

E depois quando chegar no estúdio? como é feito o armazenamento? Primeiro o fotógrafo tem que ter o Backup em alguns lugares, uma opção perfeita pode ser colocar as fotos em HD + Nuvem + Computador, assim o fotógrafo está bem seguro. Uma coisa que o fotógrafo nunca deve fazer é armazenar as fotos em apenas um lugar. Lembre-se os arquivos digitais é o bem mais precioso do seu casamento.
 
#GoogleDrive #Dropbox #Núvem #Cloud

2 - Possui um contrato?
 
Ele detalha todos os deveres? Prazos de entrega? Quantidade de fotos entregues? Cancelamentos? Alteração de datas? Modelos do álbum e quantidade de páginas? Entre outros detalhes que são importantes para a entrega dos serviços?
 

Fique atenta a todas as informações. Peça para especificar tudo o que está incluso no valor que está sendo cobrado, inclusive taxas de deslocamento, caso seja necessário.
 

 
Caso contrate algum item depois de assinado o contrato, pelo menos troque

e-mails para firmar o que ficou de extra e valores.
 

 
Nunca combine algo apenas no boca a boca.

3 – Entrega fotos em tempo real via Whatsapp?
 
Hoje a gente sabe que, cada vez mais, todos querem as fotos em tempo real, pergunte ao fotógrafo se ele entrega essas fotos via WhatsApp, e em que horário da festa ele entregará, e quantas fotos serão entregues. Você já vai para lua de mel com várias fotinhos para postar, não acha isso o máximo? #realtime #justmarried

4 - Faz mais de um casamento por dia?
 
Muitos fotógrafos trabalham com equipes e acabam fazendo vários casamentos em um dia.
 
Já pensou contratar um fotógrafo, esperando por ele, e no dia ele manda apenas a equipe? Quanta frustração não é mesmo? Isso tem que ficar muito claro no contrato. Se a empresa que você está contratando possuí equipe corre grandes riscos de aparecer qualquer fotógrafo da equipe no dia do casamento. Se para você o fotógrafo não importa e a empresa presta um serviço de qualidade independente do fotógrafo, tudo bem, contrate a empresa sem problemas nenhum. Mas se para você, ter o fotógrafo X fará toda a diferença no dia do casamento, contrate uma empresa que não trabalhe com equipes.

5 - Quantas horas de contrato?
 
Já vi em alguns casamentos e equipe de vídeo simplesmente sumir e a noiva ficar apavorada atrás deles. Foram embora sem dar um "tchau" para os noivos. Isso só aconteceu por não estar claro o tempo de trabalho do profissional! E caso vocês queiram hora extra, qual o tempo máximo que ele poderá ficar? E também o custo da hora adicional que ele cobrará?

Sabe aquele ditado…
 
“O ÓBVIO PRECISA SER DITO”, não custa nada perguntar e nem deixar tudo claro em contrato, isso vai evitar uma dor de cabeça futura.
 

Espero que tenha ajudado com essas perguntas, e tenha contribuído na organização do seu casamento.


 
Até a próxima,
 

Grande abraço,
 

 
Diego Darós