top of page

Algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre a cerimônia de casamento

Atualizado: 31 de mar. de 2020

Hoje eu resolvi trazer algumas curiosidades bem interessantes sobre os rituais de casamento e que provavelmente você ainda não saiba.

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

O casamento é um dos dias mais esperados para o casal, afinal, inicia-se um novo ciclo na vida a dois. Chuva de arroz, véu da noiva, o noivo não pode ver a noiva antes, vestido branco e uma porrada de rituais que a gente conhece mas nunca se perguntou o porquê deles existirem, mas cada um tem uma história e uma origem diferente. Selecionamos alguns para você. Chuva de arroz/pétalas Essa tradição surgiu na China há mais ou menos uns quatro mil anos. Segundo a tradição, o arroz representa fertilidade, é o desejo de fartura aos noivos. Se for assim mesmo pode descer um caminhão de arroz né? Rsrs.

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

Véu da noiva O véu representa proteção à noiva contra mau olhado das moças solteiras e à cobiça dos homens. Seu registro mais antigo está representado na bíblia e também foi muito usado na Grécia antiga.

Para os árabes, o véu, ou hijab, significa “o que separa as duas coisas”, simbolizando a separação da vida de solteira e de casada da noiva.

Você sabia dessa?

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

Noivo só pode ver a noiva na hora do casamento Isso fica totalmente a critério dos noivos. É um dos rituais mais antigos, e segundo ele, ver a noiva pronta antes da cerimônia pode atrair má sorte. Além disso, todos os convidados curtem muito ver a reação do noivo ao ver a sua futura esposa vindo pelo corredor principal ao seu encontro. Esse é um dos momentos mais esperados do grande dia.

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

Votos personalizados Nada se compara aos votos feitos pelos próprios noivos, não acha? Aqueles votos tradicionais feitos pelo celebrante são bonitos e tudo mais, mas não causam tanta emoção!

Cada casal tem sua própria história, então por que não ter seu próprio voto? Como você pensa em fazer seus votos?

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

Jogar o buquê Esse é outro ritual muitíssimo conhecido principalmente pelas solteironas presentes no casamento.

Segundo a tradição antiga, a noiva percorria o caminho até a igreja e ia recolhendo as flores, ervas e temperos que ganhava no percurso. Enquanto as ervas e temperos espantavam os maus espíritos, as flores representavam a natureza e a fertilidade.

Depois, no século XIV, nasceu o hábito de arremessar o buquê às convidadas, para retribuir e compartilhar a sorte desejada aos noivos.

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

Vestido branco Deus me livre se alguma madrinha ou convidada ir ao casamento de vestido branco, eu mato”, confesso que já escutei isso algumas vezes, rsrs.

O vestido usado pela noiva sempre causa boas discussões. Na Renascença, por exemplo, era comum usar um vestido preto. Porém, há muitas histórias de como teria surgido a cor branca no vestido de noiva.

Por muito tempo, o branco foi considerado “puro”. Portanto, apenas moças virgens poderiam casar usando esta cor, sendo proibido às demais mulheres vesti-la.

Hoje em dia, apesar de não ser obrigatório, qualquer pessoa pode usar vestido branco em sua festa de casamento.

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

Nome das solteiras na barra do vestido Esse ritual se originou na Bahia e consiste em escrever o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva. Pela tradição, isso traz sorte às amigas que também desejam se casar!

Foto: Vuê | Foto e Vídeo de Casamento

E aí, gostou das curiosidades? Eu espero que sim!


Um abraço,

Dani Freitas

preta.png

BLOG

Comentários

assinatura horizontal colorida azul.png
bottom of page